Evandra de Brito Gonçalves
Violino
Nasceu em Viana do Castelo, em 1979. Foi na Academia de Música desta mesma cidade que iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade.De 1989 a 1993, foi aluna do professor Alberto Gaio Lima. Em 1993 foi admitida na Escola Superior de Música do Porto, na classe da professora Zofia Wóycicka. Posteriormente, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Cultura, ingressou na Northwestern University (EUA), onde estudou com Gerardo Ribeiro, obtendo o Mestrado em 1999 e o Certificate in Violin Performance em 2000. Durante este período de três anos, foi também assistente do professor Gerardo Ribeiro nesta mesma universidade. Já em 2001 concluiu o Advanced Studies Degree na University of Southern California, como aluna de Robert Lipsett.
Evandra participou em masterclasses com Zakhar Bron, Gerardo Ribeiro, Anibal Lima, Almita Vamos, Isaac Stern e Augustin Leon Ara.Participou em estágios da Orquestra de Jovens da União Europeia, de 1993 a 1997, onde teve oportunidade de trabalhar com personalidades do panorama musical como L. Slatkin, M. Rostropovich, Sir Colin Davis, V. Ashkenazy, Martha Argerich, Emanuel Ax, Bernard Haitink, C. Maria Giulini, entre outros. Foi premiada em vários concursos, entre os quais: segundo e primeiro prémios no Concurso Juventude Musical Portuguesa (1990 e 1992, respectivamente); terceiro prémio no Concurso Helena Sá e Costa (1995); primeiro prémio – nível superior – no Prémio Silva Pereira (1997); Prémio Northwestern Concerto Competition (1998); Prémio Northwestern Camber Music Competition (2000) e USC Concerto Competition (2001).
Evandra foi solista com a Orquestra Sinfonieta, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e NU Symphonie Orchestra.
É membro fundador da Camerata Senza Misura e do TriArt. Apresenta-se frequentemente em duo com a pianista Ana Queirós, formando o Doppio Ensemble.
É, actualmente, membro do naipe de primeiros violinos da Orquestra Nacional Porto e lecciona no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.
Evandra participou em masterclasses com Zakhar Bron, Gerardo Ribeiro, Anibal Lima, Almita Vamos, Isaac Stern e Augustin Leon Ara.Participou em estágios da Orquestra de Jovens da União Europeia, de 1993 a 1997, onde teve oportunidade de trabalhar com personalidades do panorama musical como L. Slatkin, M. Rostropovich, Sir Colin Davis, V. Ashkenazy, Martha Argerich, Emanuel Ax, Bernard Haitink, C. Maria Giulini, entre outros. Foi premiada em vários concursos, entre os quais: segundo e primeiro prémios no Concurso Juventude Musical Portuguesa (1990 e 1992, respectivamente); terceiro prémio no Concurso Helena Sá e Costa (1995); primeiro prémio – nível superior – no Prémio Silva Pereira (1997); Prémio Northwestern Concerto Competition (1998); Prémio Northwestern Camber Music Competition (2000) e USC Concerto Competition (2001).
Evandra foi solista com a Orquestra Sinfonieta, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e NU Symphonie Orchestra.
É membro fundador da Camerata Senza Misura e do TriArt. Apresenta-se frequentemente em duo com a pianista Ana Queirós, formando o Doppio Ensemble.
É, actualmente, membro do naipe de primeiros violinos da Orquestra Nacional Porto e lecciona no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.
Ana Queirós
Piano
Nasceu em 1979. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo, estudando com Fátima Travanca e Luis Pipa. Foi aluna de José Alexandre Reis, no Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde.
Em 1996 é admitida na classe de Pedro Burmester, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, concluindo em 1999 o Curso Superior de Piano.
Nesse mesmo ano é-lhe atribuída uma bolsa de estudos para integrar a classe de Solomon Mikowsky na Manhattan School of Music em Nova Iorque, concluindo em 2001 o Master of Music em Piano Performance.
Aperfeiçoou-se em masterclasses em Portugal, Espanha e Alemanha com pianistas como Dmitri Bashkirov, Vitaly Margulis, Paul Badura-Skoda, Vladimir Viardo, Aquilles delle Vigne, Luiz de Moura Castro, Joel Bello Soares, Pierre Reach, Laszlo Simon, Helena Sá e Costa, Tania Achot e Miguel Henriques, bem como em cursos de Interpretação de Lied com Charles Spencer. Estudou em Madrid com Galina Egyazarova.
É detentora do 1º e 2º prémios do Concurso Juventude Musical Portuguesa (1992 e 1995) e do 3º Prémio do Concurso Internacional Maria Campina (1999).
Realiza regularmente recitais a solo e de música de câmara em Portugal (Festival de Primavera em Guimarães, International Music Festival Portugal & U.S.A, Noites em Massarelos, Concertos de Domingo no Museu Gulbenkian, Festival Opera Faber, Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Festival Música Portuguesa HOJE, Fundação Eng. António de Almeida, Fundação de Serralves, Jornadas Nova Música de Aveiro), Espanha, Alemanha ( Festival Neckargemund Klavierwoche), Moçambique (Festival Internacional de Maputo) e EUA. Realizou uma digressão de música portuguesa pelas principais cidade do Brasil, com recitais em Belém do Pará, São Paulo e Vitória.
Actuou sob a direcção dos maestros Ernst Scheel, Vasco Pearce de Azevedo, António Saiote, António Soares e Kevin Waldron com as Orquestras da EPMVC, Artave e Orquestra de Sopros APROARTE. Gravou ao vivo para a Rádio Brasília e Antena 2.
Forma, desde 2002, o Doppio Ensemble com a violinista Evandra Gonçalves, com quem estreou obras de Jean-François Lézé, Pedro Faria Gomes e Carlos Azevedo. É membro fundadora do TriArt, juntamente com Evandra Gonçalves e JF Lézé (percussão).
No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Lopes-Graça prepara, juntamente com a violinista Lilia Donkova, um CD com obras deste compositor que será lançado em 2008.
É professora no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Colaborou com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto como pianista acompanhadora (entre 2005 e 2007), com a Orquestra Nacional do Porto e o Círculo Portuense de Ópera.
É frequentemente convidada para júri de concursos ibéricos de Piano.
Paralelamente à actividade de concertista, é autora de diversos artigos que integram programas de divulgação musical.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music.
Nesse mesmo ano é-lhe atribuída uma bolsa de estudos para integrar a classe de Solomon Mikowsky na Manhattan School of Music em Nova Iorque, concluindo em 2001 o Master of Music em Piano Performance.
Aperfeiçoou-se em masterclasses em Portugal, Espanha e Alemanha com pianistas como Dmitri Bashkirov, Vitaly Margulis, Paul Badura-Skoda, Vladimir Viardo, Aquilles delle Vigne, Luiz de Moura Castro, Joel Bello Soares, Pierre Reach, Laszlo Simon, Helena Sá e Costa, Tania Achot e Miguel Henriques, bem como em cursos de Interpretação de Lied com Charles Spencer. Estudou em Madrid com Galina Egyazarova.
É detentora do 1º e 2º prémios do Concurso Juventude Musical Portuguesa (1992 e 1995) e do 3º Prémio do Concurso Internacional Maria Campina (1999).
Realiza regularmente recitais a solo e de música de câmara em Portugal (Festival de Primavera em Guimarães, International Music Festival Portugal & U.S.A, Noites em Massarelos, Concertos de Domingo no Museu Gulbenkian, Festival Opera Faber, Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Festival Música Portuguesa HOJE, Fundação Eng. António de Almeida, Fundação de Serralves, Jornadas Nova Música de Aveiro), Espanha, Alemanha ( Festival Neckargemund Klavierwoche), Moçambique (Festival Internacional de Maputo) e EUA. Realizou uma digressão de música portuguesa pelas principais cidade do Brasil, com recitais em Belém do Pará, São Paulo e Vitória.
Actuou sob a direcção dos maestros Ernst Scheel, Vasco Pearce de Azevedo, António Saiote, António Soares e Kevin Waldron com as Orquestras da EPMVC, Artave e Orquestra de Sopros APROARTE. Gravou ao vivo para a Rádio Brasília e Antena 2.
Forma, desde 2002, o Doppio Ensemble com a violinista Evandra Gonçalves, com quem estreou obras de Jean-François Lézé, Pedro Faria Gomes e Carlos Azevedo. É membro fundadora do TriArt, juntamente com Evandra Gonçalves e JF Lézé (percussão).
No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Lopes-Graça prepara, juntamente com a violinista Lilia Donkova, um CD com obras deste compositor que será lançado em 2008.
É professora no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Colaborou com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto como pianista acompanhadora (entre 2005 e 2007), com a Orquestra Nacional do Porto e o Círculo Portuense de Ópera.
É frequentemente convidada para júri de concursos ibéricos de Piano.
Paralelamente à actividade de concertista, é autora de diversos artigos que integram programas de divulgação musical.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music.
Sem comentários:
Enviar um comentário